Cuidados Capilares | Pré-Poo
Dois dos posts mais pesquisados e que mais tráfego trazem ao blogue, nos últimos dois anos, estão relacionados com o Cronograma Capilar - CC, para os amigos:
- o "O que é"?
E
- o "Como eu faço?"
O mundo dos cuidados capilares evoluiu muito nestes dois anos, e a verdade é que eu larguei o CC quando cortei 2/3 do meu cabelo, no final de 2016. Não me fazia sentido tanto produto em tão pouco cabelo.
Por outro lado percebi que os 2 maiores grupos que desenvolvem o tema, em Portugal, são altamente pressionados pelas marcas e isso nota-se: no início o "ai Jesus" era a Embelleze, depois a Bio Extratus, depois a Haskel, agora a Lola. E o poder de evanzelização e apontar de dedo - tão típico dos grupos de Facebook - chegou ao ponto de se diferenciarem pessoas que só querem cuidar do seu cabelo, porque não compram produtos novos TODOS os meses.
Para terem noção, eu, ao preferir produtos de supermercado e por preferir acabar produtos em vez de ter 5 máscaras, 2 condicionadores, 2 shampoos e 3 finalizantes abertos, sou "MAAAS... FAZES O CC, querida?" sou #ccdospobres; ou pior, por usar agora produtos que já não são "os da moda", sou #ccprodutosfracos* - percebem o que quero dizer com "pressão das marcas"? (isso e o tom de superioridade, completamente desnecessário...)
* hashtags que já vi nos grupos de cuidados capilares, que sim, continuo a seguir para me manter a par dos novos produtos disponíveis em supermercados e parafarmácias, e as suas promoções.
A verdade é que deixei o CC vai para mais de um ano e meio, e como já partilhei convosco, só retomei um pouco mais os cuidados, agora que decidi que vou voltar a deixar crescer o meu "pelo-de-rato". Estou mais focada em produtos mais naturais e produtos específicos para o meu cabelo e em ouvir o que ele me está a pedir: por exemplo, a Linha "Resgate da Força" realmente ajudou e muito a densidade do meu cabelo, mas linhas de tratamento não devem ser usadas mais de 3 meses seguidos. Porque podem secar o cabelo.
Então, depois de tanto ter ouvido falar em "pré-poo" na página da Vera Hintze - claro que entretanto já me vieram falar em co-wash e muitas outras técnicas complementares ao CC, que apareceram nos últimos 2 anos, mas um passo de cada vez, minha gente, 'tá?! - resolvi experimentar. (Ah! E esta miúda é um doce, espreitem!)
Porquê?
Porque o meu cabelo começou a secar, algo que é natural depois da utilização intensiva de tratamentos, especialmente em cabelos que se habituam facilmente, como o meu. E porque começou a ter frizz, por mais que eu recorra ao truque de secar o cabelo com uma t-shirt velha de algodão. E porque agora que ele já está maior - já quase que bate nos ombros, ACREDITAM?! - o frizz nota-se prá xuxu!
O que é então o pré-poo, trocado por miúdos?
Eu usei óleo de coco, que conheci graças ao CC, mas que agora também uso para cozinhar - não o mesmo frasco, gente!
Isto para começar. Entretanto falei com as meninas do grupo Cabelos Saudáveis* e questionei que outros óleos poderia usar, sendo que ouvi falar de azeite e amêndoas doces (ambos que tenho em casa, #pelintra) para nutrir e proteger o cabelo...
Como?
Eu segui as indicações do grupo e passei no cabelo seco, focando mais do meio até às pontas, 10 a 15 minutos antes do banho, e depois retirei na ordem "normal": shampoo, máscara, condicionador. (Eu, neste momento estou a utilizar a linha "A minha Praia" da Embelleze, exatamente porque é uma linha com foco na hidratação e eu quero é que o meu cabelo fique mais sedoso, depressinha!)
E posso dizer: resultou!
O meu cabelo nem é "louco" por óleo de coco (dei conta disso, quando SEGUIA o CC) e em pré-poo gostou: nada de frizz e muito mais suave durante 2 dias - e não, não o tornou mais oleoso.
Continuo a sentir as pontas meis nhé... mas isso é porque já as devia ter ido cortar quase há dois meses... shiuuuu!
* um grupo mais pequeno, menos famoso, menos evangelizador, mais focado nos produtos naturais e nos truques antigos e caseiros do que no wow das embalagens das marcas. E que respondem a todas as dúvidas sem ser com o "chavão": "Já fazes CC querida?"
Por eqt ainda n tenho que ter esses cuidados ;)
ResponderEliminarO óleo de côco é ótimo. Uso para fritar bifes de frango ficam uma delícia, além de que tem muitos benefícios para a saúde. A nível estético também, por isso não admira que haja tantos produtos para o cuidado do cabelo e da pele com óleo de côco na composição.
ResponderEliminarEu tenho caracóis e ainda ando a pensar se o estico de vez ou não =P
ResponderEliminarNão tenho tantos cuidados com o meu cabelo, também é um facto.
E lavo-o quase todos os dias, se não todos os dias...
Beijocas
O que eu aprendo com o teu blog 😃😃
ResponderEliminar
ResponderEliminarOlá,
Já te leio há um bom tempo, e foi por aqui que me comecei a interessar mais e a procurar mais informações por estas coisas do cc. Portanto, és a culpada de eu aagora demorar muito mais tempo a cuidar do meu cabelo, mas também pela melhoria que fui aos poucos notando nele.
Mas bom, na verdade é que tal como tu também sinto o que referes relativamente aos grupos sobre o tema no facebook, e que também comecei o meu cc por produtos de supermercado. Hoje em dia vou ajustando e tentando usar produtos mais naturais, e lá está, é como tudo, de uns o meu cabelo gosta e de outros nem por isso... Mas este testamento todo é só para te dizer que apesar de o meu cabelo não ter bem as mesmas necessidades que o teu, também tenho pelinho de rato e que estamos juntas nessa cruzada de o tornar um cabelo saudável.
Sortudo!
ResponderEliminarO meu cabelo só me dá ralações... emprestas-me um bocadinho do teu? ahahah
Sim!
ResponderEliminarEu uso muito em caril e em panquecas :) mas é um "amor" recente!
No cabelo e corpo já uso desde que me iniciei nos cuidados mais "profundos" e qui entre nós, pisco sempre o olho à mascara de cocô 3 em 1 da Elvive, mas ainda tenho muita coisa em casa :P
Aaaah eu não posso tenho demasiada queda para o poder lavar todos os dias :/
ResponderEliminarEstou cá para isto! ahahaha
ResponderEliminarJá me fizeste ganhar o dia ;)
Oh minha querida, obrigada pelo testemunho! <3
ResponderEliminarPartilho a minha realidade, especialmente para poder diferenciar os conteúdos de tanto material encomendado e que pode levar a consumismo exagerado, hoje em dia...
Fico contente de poder ajudar, de ser uma lembrança.
Aqui também tenho tentado a transição para produtos menos agressivos, porque quero dar descanso, menos peso no cabelo, a ver se ele fortalece, agora que o quero voltar a deixar crescer...
O processo não está a ser fácil, mas ao menos sei que estou a tentar. ;)
Um beijinho grande,
Estou chocada com as hashtags 😱😱😵😵
ResponderEliminarAcho ridículo toda essa pressão e evangelização e mais ridículo o facto de não existir honestidade.
Enfim...
Obrigada por fazeres parte do nosso modesto grupo 🤗😘 e é óptimo saber que recorres lá quando tens dúvidas ou querer partilhar conhecimentos.
São a forma encontrada para diferenciar e distanciar, para manter quem entra no espírito dos grupos...
ResponderEliminarÉ um prazer, tenho aprendido muito e tenho percebido que é possível ajudar e partilhar conhecimento - especialmente de produtos mais naturais.
Um beijinho grande,