Nunca voltes ao sítio onde já foste feliz...
Diz que esta frase é batida. Eu vou ser completamente sincera: nem me lembro quem a disse e não vou dar uma de intelectual "sabe-tudo" - não fui ao Google pesquisar
A verdade é que, este fim-de-semana tive a prova de que, para mim, este ditado tem o seu quê de fundamento.
Prendinhas trocadas às 3 da matina, quando ele chegou do concerto - que eu era 1.15h já estava em casa - 'tou beilha, é o que é!
Sábado fiz tudo o que me lembrei para garantir um dia muito feliz ao m-R.
Brunch reforçado na caminha - podem ver uma singela foto, das melhores panquecas caseiras (sem ovos!) que já fiz!
Almoço com os Sogros, as meias irmãs e a madrasta no Maria Azeitona - que desiludiu um bocadinho (em comparação à review que está no link - mas que continua bom...
Um passeio à Peninha.
E jantar no Ribs & Company, um local novo, com boas recomendações de conhecidos e que vai merecer review!
Mas voltando ao "ponto da questão".
Quase 8 anos depois, voltei à Peninha. O santuário da Peninha foi "o local" do meu 1º namoro.
O ex-alto-loiro-e-dinamarquês adorava o local. Levou-me lá a ver a imponência, a luz, o Sol, a sentir as energias... a ter momentos de introspeção e conversas filosóficas, que à época, foram profundas, me pareceram que funcionavam como bonding mas que, pensando bem, foram sempre um bocadinho difíceis.
No mistério do meu 1º grande amor, tudo me parecia único, lindo, romântico. "Posto lá para mim". Cada visita era mágica. A memória que eu tinha, num conjunto de mente e coração a desenhar "a tela" era que a Peninha era perto (20 minutos de carro, dizia-me o meu GPS interior) e que tudo lá era "em grande".
Sábado, depois do almoço, e de ainda passar por casa para estender uma máquina de roupa - que o Sol é bom mas é para secar roupa! - arrancamos para Sintra. 45 minutos de carro (o amor de quem tem 23 anos é tão lindo que afinal aturava aquele ex quase uma hora e nem dava por isso! ), caminhos de "cabras", o carro todo sujo de lama... mas chegamos lá!
Um pequeno conjunto de rochas, o santuário muito melhor tratado e preservado do que eu tinha memória, mas tudo fechado... uma caminhada em altura. Mas tudo "pequeno". Tudo normal. tudo bonito, mas nada atrás de muitos outros sítios que visitei com o m-R, ao longo dos "nossos anos".
Não me interpretem mal. A Peninha continua linda, recebeu-nos com um pôr-do-sol lindo, qual presente de aniversário da Natureza para o meu m-R. Lá tiramos uma das fotos mais fofas que temos, em tanto tempo de namoro. O m-R estava encantado com a vista. Sorriu muito, tanto que me deu gosto de ainda conseguir dar com o sítio, só para o ver assim! Até o frio e o vento foram facilmente suportáveis!
Mas eu, por dentro, "cá dentro" fiquei surpresa. Afinal, é tudo tão "normal", tão pequeno. Tão "habitual". Belo, de uma comunhão com a Natureza que não se encontra todos os dias. Mas "normal". As pedras já não são tão grandes, a Natureza já não me sussurra mensagens só por eu lá ter estado, os muros estão mais gastos...
A minha realização este fim-de-semana foi mesmo, "nunca voltes a onde foste feliz".
Porque descobri que cresci. Que, pelo caminho perdi os "óculos cor-de-rosa" que me tentaram por (para "esconder outras coisas). E que agora vejo com os meus olhos.
Que sou tão mais mulher que já não são os encantamentos de uma paixão ou de uma pessoa, que me dizem se o local é mágico. Sou eu que lhe encontro magia. Daí tudo ter voltado ao seu tamanho "normal".
Porque a magia esteve nas gargalhadas para lá chegar, nos sustos com a lama, no pôr-do-sol. No sorriso de fazer o meu companheiro feliz. Na caminhada por entre rochas, feita de mão dada , para não cair.
Nunca voltes a onde foste feliz. Porque a felicidade é bela e quentinha, mas mutante. E vai-se a ver, muda e cresce contigo. Trocando uns pózinhos de prelim pim pim por outros e a magia pela capacidade de ver, com olhos de sentir.
Tenho sempre medo de regressar aos sítios onde fui feliz...
ResponderEliminarParabéns ao m- R.
ResponderEliminarO mesmo local visto por "outros olhos".
A vista é magnifica.
Beijinho
volto ao mesmo sitio onde já fui muito feliz todos os anos e a felicidade é a mesma se não maior! por isso, não acredites nisso.
ResponderEliminarvolta sempre aos sítios onde foste feliz.
se calhar daqui a uns anos voltas lá e plim:) afinal voltaste a ser muito feliz:
a pessoa que esta ao nosso lado conta muito.
um aparte: espero que tenha corrido tudo bem e fotos da roupa??? estou curiosa.
bjs e boa semana.
Lembrei-me daquele ditado, "nada se perde, tudo se transforma". A beleza ainda está lá, mas transformou-se aos teus olhos. Com a idade, e a experiência, vamos ficando menos receptíveis a certas impressões. Mas parece ter sido um excelente passeio na mesma :)
ResponderEliminarGosto muito de ir à Peninha =)<br />Tenho lá belíssimas fotos.<br />Pena às vezes, é o frio lol<br /><br /><br />E percebo o que queres dizer, mas não podemos deixar de ir aos sítios que gostamos porque uma vez já foram mais "especiais" do que são agora =)<br /><br /><br />Beijocas
ResponderEliminaro que nos apaixona em determinados lugares, sabores, pessoas depende muito das nossas vivência até e então ;)
ResponderEliminarnunca voltes é um lema que sigo há muito... para além de poder ser uma desilusão estraga-te a lembrança da primeira memória!
Muitos parabéns, ainda que atrasados. Por vezes é mesmo assim: quando regressamos a algum sitio especial não conseguimos encontrar o que tanto nos cativou.
ResponderEliminarBeijinhos
Não tenhas :)
ResponderEliminarVai é pronta para abraçar a "mudança", se ela existir :)
Serão entregues ;)
ResponderEliminarSim, a vista continua linda! :D
Aaaah não me interpretes mal. Gostei muito de lá voltar.
ResponderEliminarO lugar continua lindo, só que já não "me é" grandioso.
Agora é-me doce, por ter feito quem eu amo feliz e surpreso - porque ele não conhecia :)
Feliz fui na mesma, mas não naquela felicidade arrebatadora de 1º amor, coração aberto, vida nas mãos da outra pessoa.
Vi uma Peninha linda, mas "normalizada", porque foi vista por uns olhos mais maduros.
Quais das roupas? ahahah De 6ª deixei alguns detalhes no Faicibuqui ;)
Beijinho,
Exatamente! :) Percebeste-me perfeitamente <3
ResponderEliminarE sim, foi um passeio maravilhoso :)
:)
ResponderEliminarEu bem digo, mais dia, menos dia, cruzamo-nos! ;)
Claro! Por isso é que escolhi um dia, que para mim, agora é tão bonito e importante, para lá voltar :D
Sim!
ResponderEliminarApesar de ter gostado muito e principalmente de ter feito o m-R feliz... foi muito estranho ver tudo tão "pequeno" quando comparado com a minha memória :)
não te interpretei mal. eu percebi:) os nossos 'olhos' hoje são diferentes.
ResponderEliminarmas volta sempre aos sítios que foste feliz, mesmo com outros olhos.
Serão dados! :)
ResponderEliminarFoi exatamente o que aconteceu...
Encontrei um novo motivo para gostar do local, mas muita da magia ficou lá "atrás"... :)
:)
ResponderEliminarFoi nesse tom que lá voltei.
E ainda "ganhei o presente" de fazer alguém feliz! :)
Conheço a expressão, mas faço exactamente ao contrário :D
ResponderEliminarCada lugar no seu tempo 😉
ResponderEliminarAcho que não tem propriamente a ver com felicidade, a nossa perspectiva é que vai mudando ao longo dos anos e por vezes o impacto e o encanto da primeira vez, vai-se diluindo dentro de nós.
ResponderEliminarOra lá está :)
ResponderEliminarBeijinho,
Acho que esta foi a 1ª vez que "ativamente" e conscientemente o fiz.
ResponderEliminarFico mais feliz pelo passeio do que por todo o resto... :)
Exato.
ResponderEliminarÉ o impacto que já não tem a mesma força :)