Voltar ao Desporto!(?)
Eu sempre fiz desporto.
Comecei Fisioterapia aos 3 anos, que me levou à natação aos 6. Nadei, chegando a treinar para competição até aos 13.
Aos 13 passei para aos mãos de um PT - à falta de comparticipação da fisioterapia.
Aos 19 voltei a nadar.
Aos 23 os meus pais ofereceram-me uma elíptica - que é o equipamento que melhor simula a natação fora de água. Levei-a comigo para casa, quando fui morar sozinha aos 25 - e nas últimas semanas até a voltei a usar.
Aos 24 voltei ao ginásio - mas não me revejo naquelas turmas populadas de mulheres, acima dos 30 que vão "limpar as visitinhas" a ver o Prof. mexer-se (e bem!). É isso e aqueles ginásios "da moda" em que nos tentam impingir PTs (a minha experiência não foi boa com o PT... nota-se?).
Ontem vi este vídeo no blogue da Beatriz.
Também tenho paralisia cerebral (momento de choque desse lado... compreendo.).
Mas este post resume-se a quê?
A querer voltar ao Desporto. A Maysoon fala maravilhas do Yoga, do bem que nos pode fazer ao equilibrio e à postura. Que a ela lhe fez toda a diferença.
Eu experimentei uma vez no tal ginásio da moda e senti-me deslocada. A Prof. apesar de simpática não estava preparada para me ajudar e eu acabei a não usufruir da aula. E não voltei. (Um pouco por vergonha também, admito)
Mas tenho amigas que fazem yoga e dizem que até o espírito e a ansiedade ajuda.
Resumindo: Alguém conhece um centro de Yoga, no Porto, com horários alargados e que não leve mais de €25/mês?
O meu corpo e a mente precisam - e não é por motivos "futeis".
Obrigada :)
Mm o facto de teres paralisia cerebral não choca deste lado, até porque se trata de uma lesão que poderia ser em qualquer outra parte do teu corpo, só que não é visível. E essa mesma lesão não te impede, felizmente de fazer uma vida normal, e de nos deliciares com a tua escrita maravilhosa. Sim, porque tu escreves muito bem, és dotada em cativar as pessoas e muito inteligente.
ResponderEliminarSó um porém, desculpa mas tinha que falar...(é desta que levas um puntapé no traseiro)
Aquela cunbersa das mulheres com mais de "30" que vão para o ginásio limpar as vistinhas e o resto tu sabes...
pois, minha menina, vais ter que analisar melhor essa tua opinião, é que, bom, a bem dizer, já nem te vou dizer a minha idade, mas, as mulheres com mais de 30, são muito fixes sabias, e se te deres com algumas, não perdes nada, pelo contrário, vais aprender a apreciar a vida com mais apetite, mais garra e mais atitude. É claro, que existem exageros, mas c`est la vie.
Quanto ao Yoga, tens que vir para Lisboa pá. Tenho uma amiga, que dá aulas e os preços não são caros. E concordo absolutamente que deves experimentar. É fabuloso. Até eu com mais de 30, ahaahahhaha..ADORO!!..
beijinhos
Muito bom!
ResponderEliminarEspero que consigas encontrar o que procuras, seja yoga ou outra modalidade qualquer que te faça bem "ao espírito e à ansiedade" e que o professor te ajude. E que o teu físico também beneficie, é claro!
Conheço outras pessoas com paralisia cerebral que também são muito activas e conservam todas as capacidades físicas e intelectuais, portanto penso que o preconceito quanto à paralisia cerebral já se está a esbater. A força de vontade é que conta! Boa sorte :)
Neste momento estou mesmo à procura de uma modalidade "acompanhada" - com professor - que me ajude a não sentir os músculos tão "presos" e melhore o meu equilíbrio.
ResponderEliminarTendo em conta o que ouvi ontem - e sendo que o as dificuldades motoras da Maysoon são maiores que as minhas - fiquei a pensar em dar uma 2ª oportunidade ao yoga :p
Tal como disse ontem, "sei", porque foi exactamente assim que fui educada que a força, a actividade e a motivação vem muito da educação que nos é dada.
Como escrevo aqui no blogue: tenho uma irmã mais velha, casada. Tenho um sobrinho que é meu afilhado.
E em todos os momentos os meus pais nos equivaleram. Pediram e deram o mesmo às duas. E o meu afilhado está a ser educado nesses moldes. Vai fazer 9 anos e nunca colocou a questão da "diferença". Somos todos iguais lá em casa. Somos todos família e cada um consegue as suas metas :)
A força de vontade, o ter quem nos veja com olhos de ver conta (quase) tudo!
Infelizmente, nas mais variadas situações, sei que o pré-conceito existe.
Mas faço a minha parte, entre quem me rodeia para o minimizar.
Beijinhos e obrigada pela partilha do vídeo!
Primeiro que tudo, cá beijinho Libel pelas palavras bonitas que me escreveste :)
ResponderEliminarAgora bámos à porrada: eu tenho 28 anos, também já só posso ter garganta durante mais anito e meio ihihih
E até me vou dando com raparigas/melheris de 30 e qualquer coisas. Só não vou ao ginásio com elas ;)
Vá, se eu reformular para quarentonas que saem stressadas do trabalho já fazemos as pazes?
É que eu não posso viver sem as tuas iguarias páh!
Lisboa... vamos ver! Não é por falta de tentativas!!!
Será que essa tua amiga conhece alguém por aqui? Podes perguntar? A ver se consigo encontrar um/a professor/a que me faça adorar o yoga tanto quanto tu.
Aos 30 e maaaaais além!!! :D
Beijinho,
Olá :)
ResponderEliminarNão me choca nada esse facto da tua vida, aliás, fizeste-me lembrar de um grande amigo meu, colega de faculdade e trabalho, que tinha o mesmo (não lhe quero chamar problema, pois para ele não era problema algum!), divertia-me à grande com ele, passamos muitos e bons momentos... adorava "cantar" à desgarrada comigo :D Infelizmente, uma fatalidade, levou-o para sempre :(
Ah, tenho quase 40 e não frequento ginásios, espero mesmo que os 40 não me levem a frequentá-los, pois detesto-os, prefiro limpar a vista e o palato com uma boa iguaria e um bom vinho ;))))
Boa sorte na procura do centro de Yoga ;)))
Allo allo :)
ResponderEliminarO "choque" é que geralmente me dizem "não tens nada! Não se nota" :P
Tenho um post lindo para escrever sobre isso estes dias :)
Sabes? Tudo tem a ver com quem nos rodeia. Com pessoas a sério, amigos dos que valem a pena... não há cá ser "deficiente", há "eficientes no amor" - porque o que há mais é tipos de Amor.
Eu canto "a sério", mas já tive uma ex-sogra que me dizia que parecia uma bailarina, sempre pronta a dar o 1º passo da dança :)
Eu ainda nem nos 30 entrei, mas adoro pesticos e um bom copo de vinho. Alinho nessa , enquanto não encontro o local para Yogar!
cá beijoka ó melga!!...é só graxa né...pois eu sei!!
ResponderEliminarBom, tás perdoada!! até porque, nem os 30, nem os 40 me atingiram..., porque eu sou uma mulher madura, arrojada, espadaúda, gira e cheia de pica, e bato meninas de 28 anos assim aos pinotes, tadinhas, até tenho pena delas...LOL
Concordo contigo numa coisa. Essa impressão/opinião sobre as mulheres de 30/40 andarem assanhadas atrás de homem, e suspirarem de cada vez que um homem bonito se cruza com elas, nem sempre corresponde á realidade. O que acontece é que, já passaram a fase da vergonha e são bem mais diretas em relação aquilo que gostam e vêm. Pecebeu??..deixa lá..tás quase!!
Vou falar com a minha amiga sobre o Yoga, enquanto isso se resolveres vir até Lisboa, convido-te a levares uma abada no Kisomba...Alinhas?
podes ficar só a ver quéridinha...ihihihiihi
Graxa? Eu? Eu sou um doce de menina! :P
ResponderEliminarEu só quero continuar a ter a certeza de que sou bem alimentada ihihih
Já me ganhas em 3 coisas: idade, maluqueira e em seres espadauda - que eu sou toda petite...
Aaaah pronto. Então só tenho que esperar pela idade para ser mais despachada? Sem problemas! Ela até vem ter comigo e tudo :)
Agradeço se falares com a tua amiga e virem aí um sítio catita cá no Pourto, carago! De preferência com Prof bonito para "lavar as vistinhas" :D
Quando eu voltar a Lisboa com o m-R aceito o desafio. Se perder cozinhas iguarias para mim, vale? muahahah
Obrigada!
ResponderEliminarSempre pratiquei desporto, desde os 6 até aos 15 que andei na natação e ia a competições, mas depois tive de sair e passados dois anos, aqui estou, mortinha por experimentar umas aulas de Yoga porque também já ouvi falar muito bem dela!! Infelizmente não conheço nenhum sítio no Porto, porque não sou da zona... mas deve haver alguns de certeza! :)
De nada! :)
ResponderEliminarTenho que ver se encontro...
Ela é maravilhosa! Experimenta o yoga, tens ainda o pilates que também é óptimo para a postura.
ResponderEliminarL*
:)
ResponderEliminarPilates experimentei há uns anos, no "ginásio da moda". Adorei, mas não conheço sítios sem serem ginásios - tipo "Centros" a dar Pilates...
***
Antes de mais, não te esqueças que já faço parte ds 30, mas não, não vou ao ginásio :p
ResponderEliminarDepois, oh mulher aqui, ninguém está para se espantar ou chocar com o que quer que seja em relação a ti. Tu cativas pela pessoa que és, que transmites, por aquilo que escreves. Podes ter uma doença, mas pelo que me parece, não é ela que te tem, tu consegues ser superior e tentas olhar para o outro lado das barreiras.
Queres voltar ao desporto, volta, faz aquilo que te faz bem. Tira partido dessa melhor qualidade que podes ter e se nada em ti, te limita nesse sentido, orgulha-te e faz. Há pessoas muito mais limitadas, sem doenças desse género, mas pelo força de serem seres limitados...
Beijinho
:)
ResponderEliminarEu ainda não "absorvi" que já entraste nos -intas, deixa lá :p
Obrigada pelas palavras lindas... sim e já estou a fazer o que posso para encontrar um local onde melhorar a minha qualidade de vida :)
É bom ver que as pessoas cada vez mais percebem que viver com uma deficiência é, muito mas muito comandado pelo nosso pensamento.
Beijinhos,
Estou chocada!
ResponderEliminar... mas é com o teu blog: é delicioso e pareces ser uma pessoa muito querida!
Beijinhos meus para "tu"! :)
Awww :D
ResponderEliminarObrigada!!!
E sê muito bem-vinda! Que apareças por cá sempre que te apetecer!
Beijinhos grandes para ti... ooops tu! ;)