Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2025

Alguém me explica?

Aquele pessoal/ influencer/ cenas que se filma a tomar o pequeno-almoço de pé?   É penitência? O corpo "absorve " menos as calorias? A comida chega mais depressa ao estômago?   Éh páh, perdoem-me, mas não dá para mim. Nao me portei mal, nem estou de castigo; viva o meu café com leite e pão com manteiga comidos sentadinha na cadeira da cozinha.

Dramas de leitora

Este mês li 3 livros. 2 de "tamanho normal", um de "short-story". E qual é o drama? Esqueci-me que quando pego num livro de contos, o leio numa tarde. Estava na terrinha e não tinha levado mais nenhum. Tive que o pousar e pegar no telemóvel ou ficava sem nada para ler à noite.   E depois ainda há pessoas que se riem porque ando com 2 livros atrás, se durmo fora de casa...  

O luto

Sempre o luto.   Saudades há todos os dias,  mas os dias que agora marcam são os em que, mesmo com a passagem do tempo, o cérebro se ilude e pensa "vou-lhe ligar"; ou "ela vai achar piada".   Sim, quase 5 anos depois, ainda acontece. Nesses dias, admito, sou má pessoa: tenho ciúmes de todas as pessoas que têm irmãos e lhes podem ligar.

Fui ver uma das minhas inspirações

Imagem
Eu digo sempre a brincar, que, se pudesse, seria alta, loira e dinamarquesa. Mas, na verdade, a minha "ídola", está mais perto da minha estatura: é a Kylie Minogue. Tem mais 4 centrímetros do que eu, tem quase mais 20 anos. Mas é linda, empâtica, lutadora, com uma história rica de luta e mudanças. A mim? "Só" me falta o dinheiro e o corpo jeitoso. No inverno, mal soube que vinha cá este ano fui procurar bilhetes - os mais baratos possível, e lá fui eu e o m-R (que é metaleiro, mas adora as divas da pop dos anos 2000). Foram 2 horas de música, dança, pessoas de todo o mundo, muito calor e muito bom ambiente. A Kylie esteve bem, aflita com o calor, mas bem. Atenta, humana, muito conectada com a equipa, foi bonito de ver.  

Untitled

Imagem
 

Ando a ler best-sellers

Não sou pessoa de ler os livros da moda. Às vezes, demoro anos até ler livros badalados, porque os livros estão caros prá xuxu, e eu sou pelintra.   Mas este ano, por entre presentes, promoções e compras na feira da Ladra, já li uns 5 best seleta dos últimos 2 anos - isto dos 11 livros que já li, este ano.   E vá, sim: quase todos foram interessantes, mas nem todos valem o hype. Aaaah e não valem os €20. Mas isso digo eu, que sou pelintra e me faz confusão que um livro custe mais do que a minha conta mensal da água.

Ir ao ginásio no pico do verão

É descobrir que é possível suar do pescoço. Não é das orelhas que pingam para, ou do queixo que pinga para.   É do próprio do pescoço. Uau.

Snape

O Snape vai a caminho dos 15 anos. Com tudo, partilha comigo mais de 1/3 da minha vida. Um destes dias, deitada a ler, dormitava ele com ventoinha por detrás. Na calma que só um animal doméstico tem - e merece. E o meu coração encheu-se de amor, ainda mais. Este "bicho" é-me tanto: amor, companheirismo, aceitação, paciência, tempo. Sei que não seria a mesma sem ele, mesmo por entre tanto negrime que consigo ser. E ele é que é o gato preto. Mas eu é que tenho sorte.   Tenho 3 gatos que adoro. Diferentes como só eles. Cada um enviado pelo "sistema universal dos gatinhos" pelo seu motivo, que vou percebendo, a cada dia.   Mas o Snape. Quem me conhece sabe o tom desta frase. Muito se fala que os gatos pretos vivem mais tempo. Eu cá acho que é para esfregarem na cara dos preconceituosos.   E só peço que o meu pêto seja um desses. Com saúde e alegria. Que caminhe e ronrone e dormite mais alguns anos. Porque vê-lo assim, completou um certo vazio que tenho cá dentro.  

Receitas do Instagram

Já fui mais de guardar receitas do Instagram para tentar fazer. Hoje em dia só guardo as que sei que vou mesmo fazer. No outro dia cruzei-me com uma receita de sopa (whatelse? *ler com a voz do Clooney), e guardei, e fiz! Não coloco a fonte porque entretanto não a encontro e já não me lembro do nome da criadora da conta, mas fica aqui o registo que não estou a roubar os créditos!  Sopa de courgete salteada com tofu 3 courgetes grandes 1 cebola média 1 talo de alho francas 2 dentes de alho 1 ramo de coentros 1 bloco de tofu - usei o tofu com manjericão do Lidl para ter a certeza que tinha sabor e que ligava com os sabores 3 colheres de sopa de azeite - para 2,2L de sopa qb de sal e pimenta   E agora é super simples: refogar tudo, até a cebola, o alho francês e a courgette estarem translúcidos, o tofu entra cortado aos cubinhos pequenos. E depois é cobrir com água e deixar cozinhar 25 minutos a lume médio. O tofu dá-lhe muita cremosidade, mesmo! Se não gostarem podem acrescentar um pouco...

Bodas de Flores e Frutas

Imagem
Dia 4 é o nosso dia. O dia em que nos conhecemos. O dia em que fomos morar juntos. O dia do nosso casamento. Este ano, o nosso 4º aniversário de casamento.   Parabéns a nós. Mas tanto a ti. Tantos dias penso (e digo-te) que "não foi para isto que te inscreveste". Estes 4 anos têm sido exatamente os mais puxados da nossa vida adulta.   E tu, aqui, ao meu lado. Com sorriso, com gratidão, com amor. És amigo, és companheiro, és amante, és companheiro de fofoca, de descobrir o mundo, de chorar as mágoas e as dificuldades, de mal dizer o mundo. És tudo o que eu sonhava e nem sabia.   Bem dito o dia 4 e a bênção da Rainha-Santa. Amo-te todos os dias, como desde o primeiro dia 4. Ainda mais, desde que partilhámos o céu, a vista e as melhores pessoas do mundo, para que todos estes sentimentos não passem desconhecidos ou esquecidos. Feliz 4º ano de casamento, Sinhor Inginheiro. Obrigada.