"Mitos da internet", que em mim se têm provado verdades
Quem me vai seguindo sabe que tenho "pêlo-de-rato" no lugar de cabelo.
Que o cortei bem curto (e fez sucesso!) em dezembro de 2016.
Que ele é fino, fraco e com queda, por motivos genéticos e de perda constante de cálcio; e que demora hórrores a crescer.
Em setembro de 2017 tomei a decisão de voltar a deixar crescer o meu "pelinho-de-rato", para o tamanho médio. Acho que me enquadra melhor o rosto e me dá um ar mais menina. E tomei a decisão de o fazer da forma mais saudável que puder.
Nada de produtos em excesso, auxiliares de crescimento (pois faço alergia aos compostos) ou químicas "desnecessárias" - sendo que pinto o cabelo de 2 meses em 2 meses porque já não me revejo no meu castanho "banal": eu nasci para ser ruiva, 'tá?!
Resultado: estou a dar um descanso ao Cronograma Capilar (associado à minha decisão de, primeiro gastar todos os produtos que tenho em casa) e reduzi a carga de produtos, "em cima do cabelo". Recorro a um produto natural, um shampoo anti-queda, uma máscara de reconstrução (de duas em duas semanas), o truque do vinagre como condicionador, e dois finalizadores alternados - uma lavagem com um nutritivo da Avon e uma lavagem com um "rejuvenescedor", que comprei no Jumbo:
- shampoo 100% natural e vegan da VeganCare* - que estou a usar vai para 3 semanas, 3x por semana e o meu cabelo está a adorar: lava verdadeiramente o cabelo e deixa-o com a sensação de mais forte ao toque. E sim, é sólido e deve ser mantido num local seco (quando não está a ser usado, duh!), mas cheira suuuuper bem a lavanda e faz muita espuminha! Só me falta testar a duração para fazer "as contas" e ver se compensa o investimento;
- shampoo anti-queda e fortificante Ian Zachary, comprado na InBeauty, a um preço super-pelintra;
- máscara de reconstrução Elvive Repair 5;
- condicionador natural "1 para 3" com vinagre de sidra;
- Leave-in de óleo nutritivos Avon, intercalado com leave-in com ácido hialurónico da Babaria - a sorte é que este tipo de produto, usado a vez cada um, me dura um ano!
E qual é o mito que se tornou realidade para mim?
Ora, até vos apresento 3:
Mito 1 - Se usares produtos mais naturais e menos química, o cabelo crescerá mais rapidamente!
Mito 2 - A prática de exercício físico regular vai ativar o teu metabolismo e acelerar o crescimento do cabelo!
Mito 3 - Lavar e cuidar o cabelo para não o deixar criar oleosidade, vai impulsionar um cabelo mais saudável e um crescimento mais rápido!
Ora, 3 idas semanais ao ginásio significam... 3 lavagens de cabelo.
Eu lavava o cabelo 2 vezes por semana, por indicação médica, do dermatologista - para tentar controlar a queda e não diminuir a densidade dos fios.
Quando lhe dei o corte radical, em dezembro de 2016, o Carlos avisou-me "cuidado! O teu cabelo vai mudar, pode tornar-se mais oleoso" - meu dito, meu feito!
E, com o regresso ao ginásio, as 3x por semana são garantidas. E, para mim, é aí que se vê também a importância do shampoo seco 100% natural da VeganCare em conjunto com o shampoo anti-queda: proteger o meu "pêlo-de-rato".
E plim!
SIM!
Noto que, nos últimos 5 meses - cortei o cabelo pela última vez nos inícios de setembro de 2017, vocês sabem como eu sou desconfiada dos cabeleireiros, em Lisboa... - o meu cabelo cresceu o que, normalmente, cresceria em 8 meses.
Ao ponto de eu olhar para o meu cabelo e estranhar o quão comprido ele está )que nunca me tinha acontecido na vida)!
Se o imaginava deste comprimento? Sim, lá para maio, se não o cortasse - agora vejam bem: está neste comprimento - aka a meio do pescoço, em fevereiro, e eu vou corta-lo em março! Não porque esteja estragado, que já não o via saudável assim há anos, mas porque está "sem corte". ESTOU PARVA PARA A MINHA VIDA!
*m-M morde a língua da próxima vez que olhar para um artigo das internets e pensar "é mito!"*
* ajudem a VeganCare a crescer e a poder fazer chegar os seus produtos a todos. Façam um donativo ou comprem um produto no crowdfunding que está a decorrer até março. Produtos 100% naturais, que existem para não criar sofrimento animal, sem falhar na sua eficácia nos humanos.

Que resultados fantásticos *-* Realmente que há coisas que a pessoa só experimentando mesmo e ainda bem que estás a ter sucesso ao deixar crescer o cabelo :D
ResponderEliminarBoa continuação😁
ResponderEliminarEstou a deixar crescer o meu. Já cresceu bastante, mas está naquela fase terrível "(fase das orelhas). Não sei se vou conseguir
ResponderEliminarOs mitos continuam a assustar o povo... :-D
ResponderEliminarEstou tentada a usar. Tenho o cabelo curto e estou a deixar crescer (é só uma experiência!),tem tendência a ficar oleoso, raios partam!
ResponderEliminarAdoro red, também pinto o meu dessa cor.
O meu cabelo também é fino, a minha sorte é ter muita quantidade e tem alturas que cai muito!
ResponderEliminarQuanto a crescer, está complicado...cresce muito pouco e tive de cortar bastante que estava com as pontas (e não só) muito secas.......estou a ver que tenho de seguir os teus métodos!
Obrigada por partilhares :)
Beijinho grande e boa semana <3
Que engraçado... não conhecia os dois últimos mitos.
ResponderEliminarMas gostei do post :)
Cada caso é um caso!
ResponderEliminarAinda bem que estás a ter progressos...
Oh oh..."menina estás à janela com o teu, cabelo à lua"! (Parvoíce a minha, mas lembrei-me da música!)
Beijinho!
Eu tinha cabelo as caracóis e pelo ombro! Ele era normal a seco.. aguentava alguns dias sem lavar.. Mas desde que cortei curto, noto que ele está mais oleoso, e não aguenta tanto como aguentava!! E cresce bués! Eu corto o cabelo quase mês a mês (isto para ter um corte de jeito) se não tenho uma "pêlo-de-rato" como lhe chamas
ResponderEliminarMas sem dúvida, que um corte pequeno não chateia a ninguém e é bem fixe ter cabelo assim!!
Da outra vez, há 9 anos, quando decidi deixar crescer o cabelo, demorei quase 2 anos a conseguir tê-lo minimamente comprido...
ResponderEliminarPode ser que desta vez demore menos de um anito a tê-lo médio :)
Então estamos iguais! :P
ResponderEliminarEstá naquela fase que se revira todo? :S
Eu cá pensava que eram todo balelas! :P
ResponderEliminarDiz que tem mesmo a ver com o mudarmos os hábitos ao cabelo - eu nunca tinha tido cabelo oleoso!!!
ResponderEliminarTemos muito bom gosto, é o que é ;)
Aaaah sim, nem falei nessa parte: sinto e vejo as pontas menos espigadas! :D
ResponderEliminarA ver vamos como se dá com o corte que quero fazer em março ;)
Obrigada eu pela visita! ***
Obrigada eu pela visita! :)
ResponderEliminarCortar todos os meses? O meu "pelo-de-rato" mal se mexe ahahah
ResponderEliminarMas corta-lo curto, depois de anos com ele comprido mexeu muito com ele e ensinou-me a cuidar dele, coisa que eu não fazia antes!
***
ResponderEliminarTambém tenho "pêlo de rato", e sempre o quis comprido mas nunca consegui deixar crescer porque ele é muito fininho e parte-se só de olhar para ele. E eu gosto muito de experimentar produtos novos, por isso nunca aderi a um regime mais estruturado maaas desde que comecei a usar champôs sem sulfatos noto que a qualidade do meu cabelo melhorou. E também encontrei um produto "milagroso" que tem fortalecido o meu cabelo, principalmente as raízes - o "Hair Growth Treatment" da marca Lee Stafford.
Parabéns pela persistência e depois mostra-nos o progresso! ;)
Lá está, eu é que era precipitada a pensar que era TUDO igual :P
ResponderEliminarParvoíce nada, senti-me a Rapunzel ahahah
Lá está... acredito que o facto de o shampoo sólido ser 100% natural realmente faça diferença na densidade do meu cabelo - não é psicológico ;)
ResponderEliminarVou é pesquisar esse teu "milagre", para quando terminar o meu anti-queda, que já vai a menos de meio :D
Obrigada querida! ***
Vais conseguir :D
ResponderEliminarDevagar, devagarinho ;)
ResponderEliminarAinda bem que correu bem =)
ResponderEliminarOlha o meu cabelo tem tantos caracóis que ele bem cresce mas mal se nota =P
Mas já está quase quase ali a roçar a minha cintura =P
Beijocas
Uau!
ResponderEliminarQue sonho o cabelo assim comprido!!!
Eu o mais comprido que tive, foi em 2014, abaixo das mamas :P